É comum notarmos a presença de algumas manchas pelo corpo que não causam incômodo algum, mas quando e quando elas podem indicar problemas? Conheça os tipos de manchas, quais delas podem te trazer complicações e como evitá-las.
MELASMA
É uma mancha escura que surge no rosto, próximo às maçãs no rosto e na testa que surge geralmente na gravidez ou na menopausa devido às alterações hormonais. Neste caso estas alterações irritam os melanócitos que deixam determinadas áreas do rosto mais escuras. Essas manchas geralmente aparecem ou pioram quando a pessoa fica muito exposta ao sol e não trazem complicações além de estéticas. Uma boa dica para remover é usar diariamente protetor solar e evitar exposição ao sol, além disso, utilizar cremes ou pomadas que ajudem a clarear a pele.
CAUSADAS PELO SOL
Geralmente aparece em pessoas com pele clara ou morena que sofrem constante exposição ao sol sem o uso de protetor, na região dos braços, mãos, rosto e pescoço. Atente-se! Quando as manchas são claras e superficiais, a esfoliação pode resolver, mas se o número for maior é recomendado ir ao dermatologista. Isso porque você pode estar correndo risco de adquirir câncer de pele e só o médico poderá dar esse diagnóstico.
MANCHAS VERMELHAS (DERMATITE)
Estas podem ser consequência de alguma alergia, podendo causar manchas marrom que coçam. Podem aparecer após a ingestão de alimentos que causam alergia, como camarão, morango ou amendoim; ou o contato com produtos como perfumes, cosméticos, pulseiras ou colares. Neste caso também é indicado consultar o dermatologista e um alergologista.
MICOSE (PANO BRANCO)
Esse nome tão popular veio porque as manchas são pequenas e esbranquiçadas. Estas são causadas por um fungo que vive em nossa pele em quantidade controlada, mas se mostra quando o sistema imunológico da pessoa fica comprometido. Nesse caso não há nada extremamente grave, você pode utilizar creme antifúngico, mas vale a pena uma opinião médica para saber a dosagem e qual o certo para você.
DIABETES (ACTANOSE NIGRICANS)
O nome científico não é conhecido, mas sim, “manchas de diabetes”. Costumam surgir ao redor do pescoço, nas axilas, por baixo das mamas e nas pregas cutâneas. Fique ligado! Procure um dermatologista para que a causa seja identificada com antecedência, pois pode surgir em pessoas com câncer.
ACNE
Esse tipo de mancha é mais comum na pele dos jovens, principalmente após o tratamento da acne grave. Os cuidados devem ser: evitar exposição ao sol e manter a oleosidade da pele controlada.
Fique atento às alterações na sua pele, quando notar algo diferente, procure um dermatologista.
Vamos entender as diferenças?
A fome física (real) é aquela que aumenta aos poucos, não é seletiva, aparece após um tempo da última refeição, melhora com a ingestão de líquidos, desaparece após comermos e dá sinal de que estamos satisfeitos.
A fome emocional (imaginária) é aquela que aparece de repente, é seletiva (“fome” de doce, por exemplo), normalmente ocorre em momentos de ansiedade ou euforia, não melhora com a ingestão de líquidos, pode continuar mesmo após comer uma grande quantidade de alimentos, não traz saciedade, pode trazer sentimento de culpa após a refeição.
Compreendendo seu corpo, você poderá dar o que ele realmente precisa. Afinal, uma panela de brigadeiro não vai suprir a causa de um estresse, não é? Procure um nutricionista para te auxiliar na compreensão da sua fome.
O suco verde ficou famoso pela promessa de ser “DETOX”, o milagre da atualidade para o emagrecimento. Mas será que ele faz isso mesmo? Posso ir à um rodízio e no outro dia toma-lo que ele irá “limpar” meu organismo? Sinto muito dizer, mas a resposta é NÃO. Nenhum alimento sozinho é capaz de emagrecer ou engordar. Com o suco verde não seria diferente. Mas, então, ele não serve pra nada? Serve sim! Como seu preparo envolve folhosos e frutas, ele nos fornece nutrientes como ferro, cálcio, magnésio, vitamina C, entre outros. Para quem tem resistência a COMER vegetais, por exemplo, pode ser uma boa estratégia. Porém, o suco verde não é para ser tomado em excesso e nem por todo mundo. Por isso, procure sempre um Nutricionista para adequar sua alimentação.